sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

PROJETO POLÍTICO -PEDAGÓGICO

A importância de um projeto-político -pedagógico escolar tem o objetivo de organizar através de um documento todas as normas escolares ,pensando desde a questão estrutural até a pedagógica para renovação educacional.As principais abordagens pra um projeto político-pedagógico têm suas principais perspectivas:

*Democratização da escola;
*Conceito de cidadania;
*Autonomia;
*Multiculturalismo e Interdisciplinariedade;
*Competência e liderança;
*Conceituais projetos(características instituintes).

Conclusão reflexiva:

Com base no texto lido de Moacir Gadotti e Ilma Passos sobre o projeto político-pedagógico,observa-se que o investimento político pedagógico para as escolas prosperarem é necessário do apoio coletivo,analisar o projeto de forma crítica ,democrática e autonoma e ter inovações de cunho democrático. A diversidade de idéias como fator democrático no projeto político-pedagógico na educação é respeitar as diferenças ,rompendo com padrões conservadores ,utilizando inovações e interdisciplinariedade pro corpo educacional.
É legível observarmos que para nos encontramos dentro de uma comunidade escolar e acadêmica onde os caracteres tem os projetos feitos,refeitos e avaliados é necessário que todos compreendam o mesmo segmento e paralelamente contribua com suas opiniões que formem pedagogicamente à gestão democrática,onde o aluno aprende quando o mesmo se torna comprometido ao próprio aprendizado facilitando assim o compromisso escola e professor,livro e aluno para formação de cidadãos.É importante destacar que no texto de Ilma Passos aborda a questão da elaboração do projeto-político -pedagógico sob a perspectiva da inovação emancipatória é um processo de vivência democrática a medida que todos os segmentos que compõe a o corpo educacional participem dela,tendo compromisso com seu acompanhamento e ,principalmente ,nas escolhas das trilhas que a instituição irá seguir.Entretanto caminhos e descaminhos ,acertos e erros não serão mais da responsabilidade da direção ou da equipe coordenadora,mas do todo que será responsável por recuperar o caráter público ,democrático e gratuito da educação estatal no sentido de atender os interesses da população com inovação edificante no projeto político -pedagógico.

Referência:
Gadotti,M:O Projeto Político-Pedagógico da Escola na perspectiva de uma educação para a cidadania.
Veiga,I.P.A:Inovações e Projeto Político-Pedagógico:Uma relação regulatória ou emancipatória?

Veja o vídeo a seguir:

Um comentário: