quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

O PLANEJAMENTO DO TRABALHO PEDAGÓGICO


O que é planejar?
Planejar é um momento privilegiado de reflexão,visando uma tomada de decisão na condução e desenvolvimento de um determinado processo e não de uma ato meramente administrativo.

OBJETIVOS Para quê e por quê?(relevância do assunto)
A elaboração dos objetivos é a etapa mais importante, pois norteia todas as demais etapas do planejamento.Os objetivos são descrições claras do que se pretende alcançar como resultado final na aprendizagem.É o que se deseja e o que se espera para a ação propriamente dita.Vale lembrar que é fundamental a adequação entre os objetivos,a seleção de conteúdos,a escolha de procedimentos e a determinação nas formas de avaliação.Por isso os objetivos devem ser reais e atingíveis e ,acima de tudo ,representar as necessidades do público alvo.
O planejamento educacional é crucial para a organização educacional durante o plano escolar.Mas para por em prática um planejamento pedagógico é necessário estabelecer um ponto inicial e final ,com as principais características :Pensar,planejar , elaborar planos de ensino e traçar uma meta e executá-las cumprindo com organização.

Conteúdos:
A seleção de conteúdos engloba tudo aquilo que integra o programa,incluindo conhecimentos,habilidades e atitudes,devendo estar atento para:
.Validade,ou seja,percepção de sua relação com os objetivos;
.Possibilidade de aplicação ,valor prático;
Ligação do conteúdo a conhecimentos anteriores,possibilitando o estabelecimento de correlações.Esses aspectos permitem realçara importância da seleção dos conteúdos na construção de conhecimento.

Procedimentos:
Como atingir os objetivos trabalhando determinado conteúdo?Aí a hora da escolhadosm procedimentos/estratégias.
A adequação aos objetivos propostos é o principal critério de seleção de um procedimento.Este deve se adequar á natureza do conteúdo a ser ensinado e ás condições e tipo de conhecimento a ser adquirido.A estratégia compreende uma descrição dos procedimentos e recursos didáticos a serem utilizados.Sua escolha deve ter como ponto de partida,a inclusão de atividades que possibilitam a ocorrência da aprendizagem num processo dinâmico,ou seja, de construção e reconstrução do conhecimento.
Considerando a diversidade de procedimentos que podem ser utilizados,uma estratégia só terá bom êxito se o professor conhecê-la,assumi-la,acreditar nela e for capaz de usá-la.
Avaliação:
Os objetivos estão sendo realmente atingidos?Dentro da visão de que aprender é construir o próprio conhecimento,a avaliação assume dimensões mais abrangentes. Nessa visão,os objetivos se traduzem em mudanças e aquisições de comportamento motores,cognitivos,afetivos e sociais.

Conclusão reflexiva:

No texto de Furasi ressalta a importância do planejamento analisando formas de estimular os profissionais da área de educação em relação ao trabalho de planejamento,concebido sob forma de indagações e tentativas de respostas ,faz parte do esforço de estimular a recuperação do planejamento na prática social docente como algo importante para a conquista da democratização do ensino público.
Conclui-se daí que o planejamento educacional é crucial para a organização educacional durante o plano escolar.Mas para por em prática um planejamento pedagógico é necessário estabelecer um ponto inicial e final ,com as principais características :Pensar,planejar , elaborar planos de ensino e traçar uma meta e executá-las cumprindo com organização
O planejamento de ensino exige que o profissional de educação tenha clareza(crítica) da função da educação escolar na sociedade,da função político-pedagógica dos educadores escolares comprometidos com a formação da cidadania e do homem,do valor dos conteúdos como meios para a formação da cidadão estimulando -os para se tornar um cidadão consciente,competente e crítico.

Referência:
Furasi, J.C.:O planejamento do trabalho pedagógico:Algumas indagações e tentativa de respostas

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