quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Memorial da minha trajetória educacional

Este memorial relata toda a minha trajetória escolar em sala de aula e fora dela.Bom ,estudei o Ensino Fundamental e Médio toda em rede pública.Nasci em 1986, iniciei minha trajetória escolar em 1991,segundo meu pai dizia que eu insistia pra ele me matricular na escola,mas não vou relatar minha vida escolar nas series iniciais, pois não lembro,mas vou descrever minha trajetória no ensino fundamental e médio.
Estudei meu ensino fundamental na Escola Estadual Figueira,no município de Nova Iguaçu,meu processo de aprendizagem era bom, tirava ótimas notas com exceção da matemática que meus rendimentos eram péssimos,percebia que o professor também não estimulava os alunos e não tinha o menor interesse em instigar os alunos a ter sede de conhecimento e gostar da matéria,começo a acreditar que um bom professor é crucial pro aprendizado dos alunos,o acompanhamento e a interação é o principal aspecto.No meu ensino fundamental o que tenho a descrever que foi péssimo no quesito de professores ,inclusive de matemática,onde se inicializou meu trauma pela matemática.
Meu ensino médio foi bem melhor em comparação ao fundamental embora tenha levado minha deficiência em matemática,mas consegui me superar estudando pra prova da Faetec, fiz a prova e passei pro curso técnico em administração na faetec de Marechal Hermes ,no Oscar Tenório, subúrbio do Rio de janeiro. Ter estudado na Faetec e passado pra lá foi uma superação,pois como tinha muita dificuldade em matemática e a escola que estudei anterior não dava base pra fazer qualquer tipo de prova .No primeiro ano do ensino médio tive 9 máterias, mas era apaixonada por história , sociologia e biologia, ficava praticamente o dia inteiro na instituição.Conquistei amigos maravilhosos no qual me ajudavam na matéria que tinha dificuldade que eram matemática,física e química,nos reuníamos quando acabava as aulas pra estudar em época de prova. Anos se passaram e terminei o ensino médio,fiz estágio como técnica em administração na Faetec de Quintino por um período de um ano,depois complementei o estágio na mesma área no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho na Ufrj,onde aprendi varias coisas tanto no âmbito do trabalho como pessoal ,aprendi a ter responsabilidade e a enfrentar o mundo,inicia-se minha fase adulta e minha formação de caráter também. No decorrer do estágio juntei dinheiro pra pagar cursinho pré- vestibular, começa a minha saga.O preparatório pra mim foi um momento crucial em minha vida ,conquistei amigos que serão pro resto de minha vida e foi o período em que mais estudei em toda minha vida,e tive a tristeza ao perceber que o meu ensino foi totalmente precário ,onde não dava base pra prestar o vestibular e passar de imediato , comecei a me questionar o que de fato tinha aprendido durante o ensino fundamental e tive a triste conclusão que não aprendi absolutamente nada ,me revoltei com ensino público precário que tive ,pois não me deu base pra passar de imediato em uma instituição pública de excelência.No decorrer do curso pré vestibular aprendi a gostar de exatas ,mas não com tanta intensidade como gosto de humanas,mas me dedicava ao máximo estudando as matérias que tinha mais dificuldades ,entretanto não sabia direito que curso iria prestar ,a primeira tentativa foi um o curso de psicologia mas não tive aprovação tentei pro curso de pedagogia que se enquadrava no meu gosto e passei pra Uerj,tamanha felicidade pra mim.Agradeço a Deus , minha mãe e amigos por toda a força que deram e que lutei pra conquistar e continuarei lutando ,pois minha trajetória não termina aqui.Em fevereiro de 2010 passei pra Licenciatura em Ciencias Socias na UFRJ,porém não cursei devido a lei12.089,que impede o aluno cursar 2 universidade pública, entretanto não ia abdicar do 5º período de pedagogia ,vou concluir meu curso de pedagogia pois tenho pretensões imensas na área de Educação!!!Minha trajetória não termina aqui.......

Estela Correa.

3 comentários:

  1. Estela parabéns pelo seu memorial.
    Sei que sua luta foi árdua mas você está aqui para provar que existe luz no fim do túnel. Não desanime, continue lutando, sempre!
    Te adoro!

    ResponderExcluir
  2. Estela,assim como eu você também passou por muitas lutas para chegar à universidade.Me identifico com você e te desejo tudo de bom!

    ResponderExcluir
  3. Estela, creio que já havia comentado esta postagem... Ficou muito interessante...Muito bom conhecer um pouco de sua trajetória...

    ResponderExcluir